Tacógrafo / Cronotacógrafo

O cronotacógrafo (ou tacógrafo) é um registrador instantâneo e inalterável de velocidade, tempo e distância, que grava as informações em discos ou fitas diagrama.

Nos cronotacógrafos mais modernos, é possível extrair informações (guardadas em memória) de uma ou mais semanas de percurso e, ao analisar estes dados em computador, pode-se obter relatórios analíticos e sintéticos, gráficos de velocidade, tempo, distância, e até mesmo localização (cronotacógrafos dotados de GPS), entre outras informações.

Através desses dados é possível extrair várias informações, tais como: cumprimento de roteiros de viagem, itinerários, horários de saída e chegada, respeito aos limites de velocidade, tempos de condução e descanso, paradas não programadas e muitas outras. A monitoração contínua do tempo de operação, distância percorrida e velocidades desenvolvidas permite uma avaliação detalhada da viagem ao final de cada período. Por sua eficiência, confiabilidade na obtenção de dados e baixo custo operacional, o tacógrafo é a ferramenta perfeita para o efetivo gerenciamento de frota.
REGISTRO DOS DADOS
Os dados podem ser registrados em fitas, discos diagrama diários ou em conjunto de 7 dias, conforme a conveniência do frotista.
Os dados registrados pelos cronotacógrafos são uma importante fonte de informação, auxiliando na otimização do desempenho da sua frota.
A grande variedade de modelos disponíveis facilita qualquer instalação e atende às exigências de qualquer empresa de transporte ou fabricante de veículos de carga ou passageiros.
 
Após divulgada a Portaria (462/2010) todos os veículos, com tacógrafo instalado, estão sujeitos à penalidades, caso o condutor não esteja portando o certificado de ensaio.
É importante se ter certeza de que seu tacógrafo encontra-se lacrado, funcionando corretamente e, com o certificado (fornecido pelo Inmetro) em mãos, em caso de fiscalização.
Prezados amigos, fiquem, sempre, atentos à data de validade dos certificados de tacógrafo de seus veículos. A validade de cada ensaio é de um período de 2 anos, considerando-se que, neste período, nenhum lacre seja violado, ou não haja alteração no diferencial e medidas dos pneus do veículo.